quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Atarefada

Passei por aqui rapidinho só para dizer que ando um pouco atarefada com os projectos de Natal dos miúdos. A terminar o presépio. Ficou giro, não acham.
Papel kraft, tintas, et voilá, figuras com quase 50cm. Agora estou a tratar da casita para as figuras. As coroas, as flores e os pompons continuam.
Ah, o desafio "destralhar 3 objectos por dia" continua. E ontem foi o último desta segunda fornada. Logo venho contar tudinho. ;)

Adenda: Esqueci-me de dizer que a ideia foi retirada daqui. Só que com tubos de papel higiénico ficava um presépio muito pequenino.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Enfeites de Natal reciclados - flores com rolos de papel higiénico

Este é mais um dos projectos que ando a fazer com os miúdo. Fica praticamente a custo zero. 
O resultado é super giro e pode ser usado num sem número de aplicações. Seleccionei estas duas que encontrei.
Imagem retirada daqui
Imagem retirada daqui

Destralhar #2 - Dia 28

Continuo envolta em sacos plásticos, rolos de papel higiénico, pacotes de leite e mais uma série de lixo. Ainda me meti em mais um projecto pessoal (aliás 3, as miúdas também querem). Deixo um cheirinho aqui, depois mostro o resultado final.
Hoje, entre a varanda e a sala, encontrei: 1 conjunto de cordas de guitarra velhas (mas por que carga d'água eu terei guardado), 1 estojo incompleto de maquilhagem e unhas e 1 rímel gasto.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Enfeites de Natal reciclados - pompons com sacos plásticos

Este é um dos projectos de Natal. Bolas de Natal utilizando pompons feitos com sacos plásticos. É uma actividade que já os nossos pais faziam (com lãs, é verdade), e que se adaptou aos tempos modernos. 
Fica aqui o passo-a-passo em imagens. Se tiverem alguma dúvida é só teclar. ;)
Não fotografei a fase entre a imagem anterior e o pompom final. Mas podem ver aqui um vídeo que explica muito bem.
E aqui estão os pompons. Baratos e simples.
Os sacos plásticos devem ser cortados de maneira diferente das coroas. Eu corto assim e mais estreito que no vídeo.

domingo, 25 de novembro de 2012

Destralhar #2 - Dia 27

Enquanto ontem fui buscar o estojo branco à parte do roupeiro que falta destralhar, reparei que ainda tinha algumas coisas que saltavam vista. 
Por isso hoje, fui lá dar um saltinho, e catrapum, eis que surgem 5 toalhetes húmidos com séééééculos, 1 caneta que por mais que tentasse, não escrevia e 1 amostra de champô que vai ser usada amanhã. :) Mais 7 para o rol.  
Amanhã mostro mais alguns dos projectos de Natal (e não só) que ando a fazer. O domingo acabou por ser produtivo. Apesar de ter dormido até às 12:30 (que saudades), mal me levantei, tomei o pequeno-almoço e um café. Pus uma máquina a lavar e a roupa a secar. Com as que já tinha feito ontem, já não precisei de fazer mais, e fiquei com o resto do dia livre das tarefas domésticas. À tarde estive basicamente a trabalhar num novo projecto (aliás, três - as miúdas também quiseram). Amanhã conto tudo.
Tenho que chatear o maridão para amanhã destralharmos o que falta no nosso quarto - a cómoda e a terceira porta (a das prateleiras) do roupeiro. Fiquei entusiasmada  com o resultado destes últimos dias. :)

Destralhar #2 - Dia 26

Voltei ao quarto e desta vez à gaveta da tralha do C. (sim, também tem uma, e também é a de cima).
Utilizando os métodos da Sara, tudo para fora, simplificar, categorizar e armazenar. Tudo feito rapidamente em 15/20 minutos. Só tive que lhe perguntar sobre 2 ou 3 coisas e também ficou um mimo. Ainda lhe fui lá pôr, que não estava, o estojinho branco - é o das unhas. Passa a vida a perguntar-me onde está, assim está mesmo na gaveta dele. Pode ser que memorize. :)
No final, os objectos destralhados não foram tantos como os da minha gaveta, mas ainda deu para os gastos. Foram 7 os objectos destralhados, entre isqueiros, folhas de papel, envelope vazio, colar...

Destralhar #2 - Dia 25

Na sexta-feira, depois de levar a R. ao clube e muito rapidinho, destralhei a gaveta de cima (chamada de gaveta da tralha, acho que todos temos). Caótica, cheia de coisas (e lixo também), desarrumadíssima.
Entre objectos para doar e para deitar fora, contei 32 (1ª imagem) e 4 (2ª imagem) num total de 36. Havia de tudo como no farmácia: cromos, etiquetas, brindes do bolo rei, receitas, colares, brincos...

E aqui fica o antes e o depois. Mudança radical. Reduzido a um bloco, uma caneta e um lápis. Ainda vou lá pôr outras coisas.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Destralhar #2 - Dia 24

Hoje voltei ao quarto da I., novamente com ela. Desta vez fomos direitinhas às 2 gavetas que faltavam.
Tenho pena de não ter fotografado: a rapariga tinha uma dúzia de livros (não estou a exagerar). Distribuídos pelas gavetas. Um verdadeiro exagero!!!
Expliquei-lhe que devia guardar, antes de ir buscar outro. A ver vamos.
Na gaveto do meio ficaram uma tacinhas de plástico com elásticos, ganchos e fitas (ela é muito vaidosa). Na última, ficaram as meias de dormir e a botija de água quente. É a única que usa, já que não pode usar lenços térmicos como a restante família.

Hoje rendeu mais o nosso destralhar: 1 pulseira de missangas, 1 pulseira de papel, 1 mascarilha (acho que vou guardá-la na caixa do carnaval), 1 boneco do happymeal, 1 fita de feltro, 1 folha de um livro que já não existe, 1 tatuagem da selecção, 1 pin estragado, 1 pulseira de borracha. E já cá cantam mais 8 (não contei a mascarilha).
ADENDA: Esqueci-me de vos mostrar este pormenor da acumulação da I. Feijões secos e bolotas. Estes, assim como as folhas não contabilizo, são um bónus, mas o objecto atrás conta como 1. ;)





quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Destralhar #2 - Dia 23

Não está a ser fácil continuar a destralhar. Estou com os projectos de Natal e tenho que adiantar algumas das coisas em casa. Na 2ª feira tentei usar a técnica Pomodoro. Até que correu bem. Só que na terça já me esqueci. hehehe.
Vou voltar a insistir para ver se o tempo me rende. Para saberem mais sobre esta técnica, leiam aqui e aqui.
Ontem, dei um salto ao quarto da I. e ataquei a gaveta de cima da mesa de cabeceira.

Aqui ficam os objectos destralhados ontem. O raio da rapariga ainda é pior que eu a acumular, mas fácil de convencer a destralhar. :)
Resultado: 1 bloco, 1 flor em feltro, 1 fitas de feltro (não sei de quê) e 1 bola de um brinde.
Também arrumei a parte de cima. Ficou muito melhor, não acham? 
Reparem no pormenor do candeeiro. Foi o meu maridão que fez. Uma base de candeeiro, uma cabacinha e tinta acrílica, et voilá, um candeeiro matrioska. 

Os frutos cá de casa #1

No quintal cá de casa, além das ervas aromáticas e alguns legumes, também temos árvores de fruto.
Temos uma laranjeira e uma tangerineira. Também temos uma feijoeira (não, não dá feijões) e um araçazeiro. 
Estas duas são árvores pouco conhecidas, pelo menos pelas pessoas com quem falo.
Hoje vou falar-vos do araçá. Pode ter várias cores: amarelo, verde e vermelho. Os nossos  são vermelhos e todos os anos a árvore fica carregadinha. Existe maioritariamente no Brasil. Em Portugal, encontra-se bastante nos Açores. É indicado para a ostereoperose, cansaço mental e anemia.
Hoje experimentei fazer doce de araçá. Estou à espera que a especialista da casa (a I.), chegue da escola para saber que tal está. :)



1000 visitas

Quase a fazer 2 meses e 1000 visitas. Este blog é um pequeno recém-nascido.
Obrigada a todas(os).
Imagem retirada daqui 

Compotas

Descobri este ano a maravilha das compotas.
Tinha muitas ameixas, já demasiado maduras. Toca a googlar e vai disto, doce de ameixa.
No almoço de amigos, uma delas trouxe-me um saco cheio de kiwi já prontos a comer. Não estavas a dar vazão a tanto kiwi e também já estavam demasiado maduros, google a rolar, e sai mais um doce.
Pelo que vejo, as compotas são mais ou menos feitas da mesma maneira - fruta e açúcar, mais ingrediente menos ingredientes. 
Os ingredientes que mais se utilizam são: canela, casca/sumo de limão/laranja...
Quanto à quantidade de açúcar pelo que percebi tanto pode ser na mesma quantidade que a fruta (a compota dura mais tempo), ou metade do peso da fruta. Tenho optado por fazer metade e junta sumo de limão. Com mais ou menos 1 kg de fruta de cada, o resultado foi este. 
O da esquerda é o de kiwi e o de ameixa é o da direita. 
A especialista cá que de casa é a I. e aprovou os dois. O de kiwi, até o maridão tem comido e gosta bastante. Estou já a pensar aqui no próximo. Depois conto.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Destralhar #2 - Dia 22


Ontem a minha mãe ligou-me a pedir os fatos do ballet da I. para a filha de uma amiga. Pensei "Tenho ene fotografias da I. com os fatos vestidos; o material é elástico; com o tempo estraga-se." Decidi dar em vez de emprestar. Fotografei-os e... mais 4 objectos destralhados.
Desculpem a falta de acentos, estou a escrever do telemóvel. Modernices.

Enfeites de Natal reciclados - coroa de Natal com sacos plásticos

Como vos mostrei ontem, os meus dias têm sido passados à volta de sacos de plástico e rolos de papel higiénico. Estou a preparar as decorações de Natal para as escolas, e este ano vai ser tudo com reutilização de materiais. Tenho por hábito, sempre que faço coisas novas, experimentar primeiro em casa e por vezes com as minhas filhas. Faço sempre um exemplar antes para que os miúdos vejam o resultado final.
São várias as decorações que pretendo fazer este ano: presépio, coroas, árvores de Natal, enfeites de árvore, mobiles...
Hoje vou mostrar-vos a coroa que fiz em casa e que já comecei a fazer em algumas turmas.
A ideia foi inspirada aqui.
O círculo exterior da base tem 24 cm e o interior ter 21 cm.
Esta é a forma como corto os sacos plásticos.
Fiz este recipiente com 2 garrafas de coca-cola para guardar as tiras já cortadas
e transportá-las para as aulas..
Ainda estou a pensar com que as irei decorar. Aceitam-se sugestões, baratinhas pois as escolas não têm dinheiro.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Destralhar 2 - Dia 21

Hoje voltei novamente à cave. Tem muito por onde destralhar. E fui às minhas latas de material.
Sucesso total: 5 embalagens vazias de cola, direitinhas para o lixo.
Aproveitei o momento, e já que vi uns botões espalhados, juntei-os todos nesta caixa em menos de 5 minutos (peço desculpa pela fotografia totalmente desfocada).


Destralhar 2 - Dia 20

De 15 em 15 dias, o domingo não me rende. Isto acontece porque, no sábado, normalmente as miúdas ficam a dormir na minha mãe e nós vamos sair.
No domingo dormimos até mais tarde, e depois vamos almoçar à minha sogra e só regressamos ao fim da tarde. 
Mesmo assim, ainda consegui pôr 2 máquinas a lavar e limpar e organizar o frigorífico da cozinha (tenho outro na dispensa). Era a única coisa que me faltava organizar na cozinha.
Usei a dica da Mónica, e com o meu borrifador de solução de vinagre em punho, tirei tudo para fora e toca a limpar por dentro. Lavei as prateleiras com água e detergente. Limpei todo o frigorífico. Voltei a colocar tudo dentro e utilizei alguns tabuleiros para organizar algumas coisas. Mais uma vez não tirei a fotografia do antes, mas aqui fica a fotografia do depois. O congelador (em baixo) e o frigorífico da dispensa ficarão para depois.
No meu frigorífico, adoro as minhas "fresquinhas" (do lado direito, na 2ª e 3ª prateleiras). Foi a minha mãe que mas deu. Já as tenho há 12 anos e são simplesmente espectaculares. Os legumes mantêm-se muito bem e por muito tempo. Se quiserem ver mais sobre o assunto, podem cuscar aqui. As minhas não têm as mesmas cores. Ah, não tenho comissão.
Para cumprir o objecto do desafio (destralhar 3 objectos por dia), socorri-me mais uma vez da cave: 1 agenda antiga, 1 conjunto de rifas e e cartão da ADSE antigo.

Destralhar 2 - Dia 19

No sábado, tive um dia muito preenchido. Logo 8:30 fui levar a R. ao clube. Mas antes liguei a máquina da roupa para aproveitar o bi-horário até às 9:30. Quando voltei, acordei o resto da malta. Fomos ver o jogo da R. (ganharam 5-2) e voltamos para casa. Ainda passámos pelo supermercado para comprar comida para os cães e gatos. Pus a roupa a secar e preparei a máquina seguinte. 
A minha mãe, como costume, veio almoçar connosco (trouxe um coelhinho estufado fantástico).
À tarde fui à reunião de pais da escola da I. para continuarmos a preparar o teatro para a festa. Este ano vão ser os pais os artistas e os miúdos os espectadores. :)
Voltei a casa e voltei a sair para ir fui buscar a R. ao clube (tinha ficado no clube para irem almoçar juntos). Saímos as 3 mulheres para uma reunião da actividade que elas têm ao sábado (um dia destes falo desta actividade, não, não é a catequese).
Voltei passava pouco das 19h e ainda tive tempo para pôr outra máquina a lavar e a secar e ainda arrumar a zona da banca da cave. 
Já no dia anterior tinha olhado para lá e estava-me a meter confusão (fica mesmo ao lado da máquina da roupa). Apesar de ter projectado só mexer na cave no final de tudo, e como no dia anterior já tinha arrumado a lavandaria, decidi avançar. Só me preocupei com a parte superior. O que está escondido, leia-se dentro das portas, fica para segundas núpcias.
E aqui fica, como costume o antes e depois.
Esta zona serve exclusivamente para lavar pincéis e outros objectos. Por isso ali se vê a quantidade enorme de pincéis de molho. Lavei-os e voltei a pô-los de molho (depois explico como costumo fazer. Não deitei nada fora, nem encontrei nada para doar/vender. Por isso decidi dar uma volta pela cave e encontrei os objectos necessários para cumprir o desafio: 1 CD, 1 relógio estragado e 1 embalagem de plástico de carne.

Destralhar 2 - Dia 18

Normalmente, trato da roupa ao sábado e domingo. Como este, é fim de semana de ir à sogra, decidi começar a preparar as lavagens na sexta-feira.
Separei as roupas por máquinas e meti logo uma dentro. Depois deu uma geral à lavandaria. Não tirei foto antes (ainda bem), estava um caos.
O resultado final foi este.
E consegui destralhar 4 objectos. Um marcador que não escreve, 2 pins e 1 "canivete mini"

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Destralhar 2 - Dia 17

Ontem não houve tempo para muito. Mas, infelizmente aqui em casa, basta olhar para o lado e há sempre algo para dar/lixo. :)
Ontem foram só 3 folhetos.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Destralhar 2 - dia 16 (parte 2)

Enquanto fazia o jantar, houve tempo para terminar de vez com a cozinha. Só me faltavam estas 2 prateleiras. As restantes costumam estar sempre impecáveis e verifiquei que não tinha nada para destralhar.
Na prateleira de cima está a minha capa de receitas e a caixa das tralhas.  Esta caixa serve para albergar o que vai aparecendo pela cozinha. 
Estava caótica, mas no fim ficou 5 estrelas. Só carregadores/telemóveis e tabaco suplente do maridão.
E para onde foi a tralha toda?
Alguns objectos foram para os sítios certos, outros para o lixo e alguns para a caixa dos ovnis. :)
Para o lixo: 2 isqueiros vazios, 1 colher de pau pintada, 1 caixa de sacos de congelação vazia, 2 canetas, 1 pau de gelado, 1 porta-chave, 1 auscultadores avariados, 1 interruptor avariado, 1 saquinha, 1 mola partida e 1 embalagem aberta de soro.
13 objectos
Estes são os OVNI's. São pequenas peças que não sei de que é que são mas que tenho medo de deitar fora e depois alguma coisa não funcione. 
Vou juntado tudo numa caixa e, quando terminar o destralhanço total, deito fora o que não voltou para o se local.
As prateleiras ficaram assim. Em baixo fica o arroz dos cães e também as escovas e o desparasitante, dentro do balde de praia.

Vou já ali ao lado, riscar a cozinha. Iupiiiiiiii.

Destralhar 2 - Dia 16

Que valeu para o 17, 18, 19, 20...
Hoje fiz greve e destralhei a cozinha toda.
Levantei-me ainda não eram 9h e fui direitinha para a cozinha. Pequeno-almoço no bucho e "siga a marinha".
Inicialmente pensei fazer um armário mas... Há sempre um mas. O problema de destralhar a cozinha é que os objectos dos armários estão interligados uns com os outros. Alguns dos objectos daqui foram guardados noutros locais, pois estavam a mais para uso diário.
Por isso comecei numa ponta e só acabei na outra.
O armário dos copos, chávenas, tigelas... do dia a dia.
Tive a ajuda preciosa da I.
(hoje não houve escola para ninguém cá em casa).
O armário dos pratos, das assadeiras, da máquina do pão,
da tostadeira e torradeira.
Tudo separado: panelas e tupperwares.
As formas de bolo passaram para a secção abaixo.
Tampas de tupperwares e formas de bolos.
A gaveta que faltava.
As especiarias que estão a mais passaram para a despensa.
Guardei aqui as instruções dos electrodomésticos da cozinha.
O armário da banca.
Não liguem aos fios, são de um filtro que não uso.
Ao organizar o armário dos copos, fui obrigada a mexer no armário da garrafeira da sala.Alguns copos da cozinha foram para aqui. Deixei alguns "filhos únicos" pois dão-me jeito (um copo de licor, um copo de fino - tenho uma amiga que só gosta de beber cerveja nestes copos).
Agora a melhor parte: os objectos destralhados hoje.
Do armário dos copos: 1 tampa de uma taça de vidro, 1 copo de plástico, 1 chávena lascada, 1 copo da varinha mágica (já não tenho a varinha), 2 taças de plástico, 9 pires de chávenas (já não tenho as chávenas, mas também não uso pires para o café :) ) e 1 copo de vinho lascado (da garrafeira)

16 objectos
1 panela wook (com o revestimento estragado), 1 tupperware, 1 tampa de uma caixa (que já não existe), 1 tupperware sem tampa, 1 utensílio de cortar e lavar (quase nunca usei). Os objectos à direita, à frente, serão para encontrar as tampas e utilizar quando chegar à cave (por isso não os contabilizo como destralhados, pois ainda vão ficar cá por casa.
6 objectos
 Do armário das panelas: 1 apoio de frigideiras (fiquei só com duas, já não preciso dele);
1 objecto
2 frigideiras e uma tampa de uma caixa que já não existe;
3 objectos
Do armário da banca: 1 utensílio para deitar o sal na máquina da louça (já guardei 2) e 1 copo de plástico.
2 objectos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...