terça-feira, 5 de março de 2013

As minhas receitas do dia a dia

Quando em 2011 fiz a minha dieta radical (mas acompanhada por um nutricionista), passei os 2 meses e meio que durou, a experimentar receitas novas.
Contra-senso? Talvez para a maioria das pessoas, mas para mim não. Deliciava-me a cozinhar (e a cheirar e sem nunca provar) variadíssimos pratos. Nessa altura, comecei a recorrer ao Google amigo a pesquisar novas receitas e diga-se de passagem, correu muito bem (e continua a correr).
A Sara pretende fazer mais refeições de peixe. Aqui em quase (à excepção do fim-de-semana) comemos tantas vezes carne, como peixe. Confesso que não sou grande adepta de peixe cozido  por isso procuro sempre algumas coisas um pouco mais diferentes, mas simples. Confesso que às vezes, além das palavras "receita" "peixe" ou "carne", também escrevo no google "rápido" e "fácil", do género "bacalhau com broa rápido". :D
A pedido da Sara, vou tentar pelo menos umas vez por semana, deixar aqui algumas das receitas de peixe que faço cá em casa. Não prometo que sejam todas saudáveis, mas a verdade é que já parei a dieta em Novembro de 2011 e mantenho o meu peso e sem me matar no ginásio (aliás, sem me matar em sítio nenhum, mas isso vai ter que mudar).
A primeira que vou apresentar é a que fiz no sábado passado. Foi a primeira vez e adorei. Comprei salmão (ainda bem que comprei para mais uma refeição) aproveitando o desconto do continente.
Normalmente o salmão enjoa-me e enche-me rapidamente. Mas desta forma fica simplesmente divinal e nada enjoativo. 
A receita foi retirada daqui.


Tempo de Preparação: 25 min.
Quantidade: 4 porções
Ingredientes
4 postas de salmão
3  colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de orégãos
1 colher de  sobremesa de manjerona (não tinha coloquei mangericão)
2 dentes de alho esmagados ou 1/4 de colher de chá de puré de alho
1 colher de chá de raspa de limão
Sal e pimenta q.b
1 limão, partido em quartos para espremer sumo sobre salmão grelhado (opcional)

Preparação
1. Numa tigela misture todos os temperos.
2. Coloque os lombos de salmão numa travessa e unte os lombos com a mistura. Deixe o salmão marinar à temperatura ambiente durante 15 minutos.
3. Aqueça bem o grelhador. Pode utilizar um grelhador de fogão, um grelhador a carvão ou um grelhador com resistência eléctrica. Eu utilizei um grelhador eléctrico.
4. Depois de bem quente coloque o salmão no grelhador. Grelhe de um lado durante 2-3 minutos. Volte o peixe com cuidado e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos. o Tempo total de cozedura não deve ser mais de 7-8 minutos, talvez menos, dependendo da temperatura do grelhador. O salmão deve ficar firme, mas não muito rijo ao toque.
5. Sirva de imediato acompanhado com 1/4 de limão.

Fonte: Kalyn?s Kitchen.
Fotos: Susana B.

Na fotografia está um lombo de salmão, eu fiz com postas mesmo, abertas e fechadas. Acompanhei com batatas cozidas.

Bom apetite



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...